São Paulo pode ter trens diretos para interior e litoral

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) - lançou projetos que visam a volta de algumas linhas férreas que já circularam pelo Estado, especialmente nas regiões de Santos e Sorocaba.

A intenção é reviver linhas em municípios, em que muitos trabalhadores atuam. Muita gente mora em São Paulo, mas trabalha no litoral paulista, no chamado "bate-volta" e com esse serviço público, a vida de muita gente seria facilitada.

A intenção é que até 2.017, trens saíam de São Paulo e sigam direto para as cidades próximas, como Jundiaí. No caso desse município, o trem partiria da Água Branca, na zona oeste e não pararia em nenhuma estação, sendo uma linha direta.

No caso de Santos e Sorocaba, existe uma facilitação para implantar o sistema, pois ambas possuem linha férrea com ligação à capital. Atualmente circulam nesse trecho, apenas trens cargueiros.

Ainda sem noções de preços das passagens dessas futuras linhas, o governo estadual, quer que as mesmas, sejam mais baratas do que os gastos com pedágios, que os motoristas desembolsam nas estradas.

Campinas e São José dos Campos, no interior, também são regiões bem cotadas para a implantação desse sistema. A intenção é que a linha Água Branca-Jundiaí, fique pronta em 2.016, com 25 minutos de viagem, em um percurso de 47,1 quilômetros e valor de R$160 milhões.