29 janeiro 2009

Fiat e os 35% da Chrysler

A Fiat irá controlar 35% da norte-americana Chrysler, que passa por graves problemas financeiros. Com esse acordo, a Chrysler poderá utilizar a plataforma dos veículos Fiat. Dessa forma, será comum na América do Norte, modelos da Chrysler, de médio e pequeno porte, como a linha popular da marca italiana. A Fiat também passará as redes de distribuição em outros cantos do mundo, especialmente na Europa. Para se ter uma idéia da fragilidade da montadora americana, em dezembro de 2.008, o governo americano emprestou R$4 bilhões para barrar a falência. O Departamento de Tesouro dos Estados Unidos é quem aprova essas parcerias. Também no ano passado a Chrysler através de um acordo com a Nissan-Renault, iria produzir picapes para a montadora. Mas a idéia não vingou, e o curioso é que no continente europeu, a Renault é a maior rival da Fiat. A montadora italiana, talvez ganhe com essa associação, pois voltará a comercializar sua marca nos Estados Unidos, após 26 anos. Segundo a direção da Fiat, a empresa não tem a menor intenção de fazer uma fusão com a Chrysler.

28 janeiro 2009

Khadije

Ambiente descontraído que serve ótimas opções árabes. Prove a esfiha de carne – R$2,35, o kibe, a coalhada seca e o tradicional kibe cru. Experimente também o charuto de folha de uva – R$18 e a abobrinha recheada.
Rua Diana, 946, Pompéia, São Paulo, Tel. (11) 3672-4847.

21 janeiro 2009

Regiões Oeste e Norte de São Paulo, concentram grandes redes supermercadistas

Lapa, Freguesia do Ó e Pirituba são vistas com cobiça, pelas redes supermercadistas. Muitos funcionam em horários amplos (até 24h), e possuem açougue, peixaria, padaria e hortifruti. Nas regiões de Pirituba e Piqueri, há várias bandeiras, entre as mais conhecidas; Rede Plus, Dia, CompreBem, Carrefour, Sonda e o atacadista Atacadão. No Carrefour, além da mercearia, se encontra eletrônicos e eletrodomésticos. Já o Sonda, no Piqueri, é uma das lojas mais bonitas da região, bem iluminada, arejada e com muita variedade. Próximo dele o Pastorinho, no Portal dos Bandeirantes, mesmo cercado por uma enorme favela e prédios residenciais, não faz sucesso e tem fama de ser caro. A Freguesia do Ó conta com o Extra (que não vai bem), Sonda, CompreBem, Dia e uma unidade do atacadista Roldão. Na Lapa, há o Extra, duas lojas Econ, Dia e uma do Futurama, além do atacadista Makro. O Econ faz promoções e tem um dos melhores preços da região. O Futurama também faz boas promoções, especialmente em frios e iogurtes. Porém, a loja é cheia, e não é bonita. O Mambo possui duas lojas na Lapa, mas, seu perfil é elitizado. O Pão de Açúcar conta com uma unidade no Alto da Lapa. A Vila Leopoldina possui o St. Marche, Wal-Mart, Carrefour e um CompreBem, que foi deixado de lado pela população, com movimento baixíssimo. O Sonda também está presente na região oeste, na avenida Francisco Matarazzo e em breve com mais uma loja, na rua Carlos Vicari. As lojas Sonda são famosas pela qualidade, variedade (especialmente em bebidas), bom atendimento, beleza e boas promoções. Esses dias o macarrão instantâneo Maggi, estava apenas R$0,59. Segundo Roberto Moreno, diretor executivo do Sonda; "As regiões Norte e Oeste têm apresentado um ritmo acelerado de crescimento e desenvolvimento. Podemos perceber claramente nos próprios imóveis da região, que estão cada vez mais valorizados. Esta ascensão vai ao encontro daquilo que nós acreditamos e vivenciamos, pois, estamos crescendo a cada dia e conquistando novos horizontes, além, é claro, da vontade de levar a nossa marca aqueles que buscam um diferencial nos produtos, no atendimento e, principalmente, nos preços. Inauguramos recentemente uma unidade no Piqueri e, em muito breve, abriremos uma na Pompéia. Além dessas, já estamos presentes na Barra Funda e Freguesia do Ó, o que nos faz acreditar que podemos ir mais além e investir em novas lojas na região", finaliza o executivo. Hoje a Pompéia, também possui o hipermercado mais chique do Brasil, que é o Záffari. Loja luxuosa, com vários mimos para os clientes, degustação de produtos por toda parte, além de produtos exclusivos e importados, dentro do elitizado Bourbon Pompéia. A tendência é que as regiões Norte e Oeste ganhem cada vez mais novas opções, apesar da monopolização das redes supermercadistas na atualidade.

Sonda Piqueri é a loja mais atraente e moderna de sua região
A organização dos produtos e a limpeza, chamam a atenção no Záffari Pompéia

Notem a claridade e leveza da iluminação no Záffari Pompéia
Compre Bem na Vila Leopoldina - antigo Paes Mendonça, uma loja sem movimento algum

20 janeiro 2009

Cervejarias produziram em 2.008, o mesmo de 2.007

Nos últimos quatro anos, a venda de cervejas no País, foi crescente. Porém, no ano passado, o lucro das cervejarias foi o mesmo do que em 2.007, voltando a uma estagnação já conhecida pela economia nacional. Ao todo foram gerados 10,4 bilhões de litros no ano passado, idem ao ano anterior e segundo economistas, o mesmo número deve se repetir em dezembro de 2.009, lembrando dessa forma, os anos de 2.000 à 2.003, em que a quantidade de litros foi igual, na faixa de 8,4 bilhões de litros produzidos pela indústria brasileira. A poderosa AMBEV (Brahma-Skol-Antartica), já deu sinais que a crise pegou. Na empresa que detém 67,4% do mercado de cervejas em nosso País, os executivos não terão direito aos bônus de fim de ano, já que as vendas foram brochantes. A possível fábrica da empresa no Nordeste, foi para a gaveta (purgatório), porém, ainda há previsão de uma fábrica em Minas Gerais. Em 2.007, a AMBEV comprou a Cintra, além da abertura de uma fábrica de vidro e uma maltaria. Já a Schincariol anunciou em 2.008, o investimento de R$1 bilhão pelo período e uma fábrica no Ceará foi aberta. A Femsa (Coca-Cola-Kaiser-Sol), aumentou em 20% sua produção ultimamente e talvez modernize e amplie a fábrica de Manaus. A Petrópolis (Itaipava-Crystal), ampliará sua fábrica no Rio de Janeiro e inaugurou recentemente uma em Rondonópolis.
As empresas estão assustadas com o verão, que está longe de empolgar, a Lei Seca, que parece que acabou, mas ainda existe e também a questão tributária, em que cervejarias pagaram cerca de 15% a mais em tributos, deixando-as mais caras para os consumidores.
Casting da Ambev, com muitas louras geladas em crise...

08 janeiro 2009

Padaria City América

Uma ótima opção de pães, lanches, doces e tortas. A padaria é um dos orgulhos da região, e também trabalha com o sistema bufê, servindo ótimas opções como assados, carnes, peixes, massas, salgados em geral, além da feijoada e saladas variadas. Prove a torta de morango e confira a variedade de vinhos nacionais e importados.
Rua Professor Benedito A. de Castro Borelli, 40, Parque São Domingos, São Paulo, Tel. (11) 3831-3024 ou 3831-0937.

06 janeiro 2009

Grupo Pão de Açúcar busca mais aquisições

A vontade de retomar a liderança no ranking de vendas dos supermercados é tamanha pelo Grupo Pão de Açúcar, que agora eles criaram um departamento específico de fusões e aquisições. Segundo um dos chefões, Claudio Galeazzi, a rede irá adquirir novas lojas, em torno de 15 novos negócios, especialmente no interior paulista. A meta do Pão de Açúcar é de inaugurar 100 lojas em 2.009 e os números do ano passado foram um sucesso. O crescimento do faturamento bruto no ano passado foi de 18,2% e R$18 bilhões de vendas líquidas. Hoje a empresa possui em caixa, a boa quantia de R$1,4 bilhão, contra os investimentos previstos para 2.009, que devem ficar em torno de R$1 bilhão. Já está definido que boa parte das novas lojas serão das bandeiras Assai (atacadista) e Extra Fácil (conveniência). Essa é a briga entre as grandes redes varejistas. O Wal-Mart anunciou no fim do ano passado, a abertura de 80 lojas em 2.009, com investimento de até R$1,8 bilhão, e o Carrefour, algo na faixa de R$1 bilhão.

Empresas desvalorizadas em 2.008

2.008 acabou deixando para algumas organizações uma das maiores quedas no valor delas. A Bovespa registrou uma perda de R$871 bilhões em valor de mercado, número que representa 41,5% de decréscimo se comparado ao mesmo período do ano retrasado, em dezembro. Na tabela abaixo, o primeiro valor é de 31 de dezembro de 2.007 e o segundo é de 26 de dezembro de 2.008 e equivalem a milhões de reais. Rossi – 3.553 – 690 – -80,6% (variação em %)
Aracruz – 14.735 – 3.109 – -78,9%
Gol – 8.853 – 2.045 – -76,9%
Gafisa – 4.297 – 1.222 – -71,6%
B2W Varejo – 7.950 – 2.462 – -69%
VCP – 11.063 – 3.516 – -68,2%
Cesp – 13.251 – 4.217 – -68,2%
Duratex – 5.376 – 1.739 – -67,7%
Cyrela – 8.607 – 3.041 – -64,7%
Lojas Americanas – 11.660 – 4.206 – -63,9%
Sadia – 6.777 – 2.517 – -62,9%
Bradespar – 17.124 – 6.431 – -62,4%
Klabin – 9.575 – 3.632 – -62,1%
Renner – 4.377 – 1.800 – -58,9%
TAM – 6.423 – 2.669 – -58,4%

04 janeiro 2009

Outback Steakhouse

O ar desse restaurante express, é da Austrália, com decoração e pratos da terra do canguru. É possível encontrar o cordeiro, mas o carro chefe são os bifes temperados, onde você pode pedir conforme a pimenta que preferir. O mais saboroso é o contra-filé. O chope também faz sucesso entre o público.
Rua Turiassu, 2.100, piso térreo, shopping Bourbon, São Paulo, Tel. (11) 3892-9993.

Pizzaria Bruno

Tradicional pizzaria na zona norte, eleita várias vezes por júris gastronômicos como a melhor pizza da cidade. A casa inovou com a pizza frita. Na verdade, trata-se de uma bela redonda, de massa fina, e um ferro colocado dentro do forno. Como o forno é muito quente, frita a massa e esquenta o recheio. A mais famosa de todas as pizzas, é a de camarão, por R$65.
Largo da Matriz, 87, Freguesia do Ó, São Paulo, Tel. (11) 3932-4676.

02 janeiro 2009

Sonda inaugura loja no Piqueri

O Sonda Supermercados, inaugurou mais uma loja, dessa vez, na agitada avenida Edgar Facó, Piqueri, no dia 28 de dezembro de 2.008, ocasionando um grande trânsito na região. A previsão de abertura era para o dia 15 do mesmo mês, porém, devido atrasos da obra, a mesma, perdeu o movimento do Natal, mas aproveitou as vendas de fim de ano. A nova loja faz parte do plano de expansão da rede, iniciado em 2.007, que adquiriu outros grupos supermercadistas e seu faturamento estimado em 2.008, ultrapassou R$1 bilhão, contabilizando atualmente 22 unidades. A loja Piqueri conta com 2.200 metros quadrados, 200 vagas de estacionamento, 29 caixas e mais de 15 mil itens na área de produtos, divididos nas seções de padaria, rotisseria, peixaria, açougue, frios, bazar, horti-fruti, lanchonete e ilhas de doces, além de lojas de serviços e conveniência. Ao todo foram gerados 240 novos empregos. Funciona de segunda a domingo, das 08h até 22h e seus principais concorrentes devem ser mesmo o CompreBem, na mesma avenida e o Pastorinho, no Portal dos Bandeirantes.
Avenida General Edgar Facó, 361, Piqueri, São Paulo, SP, Tel. (11) 2588-1300.